Normas do Blog


Aviso: O editor não se responsabiliza pelos conteúdos dos links externos publicados neste blog, bem como pelos artigos e comentário assinados por terceiros.
Não há censura. Evidente que cada um será responsável pelo que escrever e assinar. Além do mais, um bom argumento e/ou uma crítica incisivamente mordaz, dispensa, para os que tem competência, a ofensa, a calúnia a difamação e, por último mas não finalmente, o rebaixamento do idioma à sarjeta.

Geral
Para postar comentários no Blog não é preciso estar cadastrado. Ao postar comentários você poderá optar por assinar seu comentário com seu nome completo ou com qualquer apelido que tenha escolhido. É obrigatório fornecer um endereço de e-mail, que não será divulgado junto com o comentário. Será usado somente para controle interno do editor do blog. A publicação do seu email junto com o seu comentário é opcional. Caso deseje a divulgação do seu email, você deverá colocar o email no corpo do texto.

Não serão publicados os comentários que:
Forem escritos em caixa alta (letras maiúsculas). Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país. Contenham insultos, agressões, ofensas, palavrões e baixarias. Estejam repetidos na mesma ou em notas diferentes. Reproduzam na íntegra notícias divulgadas em outros meios de comunicação. Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone etc. de natureza pessoal do próprio ou de terceiros. Contenham links de qualquer espécie. Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros. 

Terão comentários permanentemente bloqueados os usuários que:

Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas, palavrões e baixarias. Insistirem no envio de comentários em caixa alta (letras maiúsculas).
Importante:
Este Blog não é fórum de discussão nem chat. O debate dos assuntos aqui postados é livre, respeitadas as regras. Solicita-se a compreensão que o espaço dos comentários não deve servir para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog.Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor. A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.
Para orientar uns e outros.

Abaixo, alguns capítulos do Código Penal, que podem servir de orientação.
Calúnia (Art. 138) Imputação (atribuição) falsa de um fato criminoso a alguém. É necessária a descrição do falso crime. Ex.: alguém afirma que viu o parlamentar recebendo propina das mãos de um empreiteiro. Se não provar o que disse, está cometendo uma calúnia. Mas chamar o parlamentar, de ladrão, bandido, corrupto etc., sem conseguir provar, caracteriza injúria, não calúnia.
Difamação (Art. 139) Consiste em ofender a reputação de alguém. Ao contrário da calúnia, aqui não há necessidade provar que os fatos são falsos. Ex.: alguém afirma que viu Fulana se prostituindo na noite anterior. Mesmo que tenha feito isso, ela pode processar o autor por difamação, pois houve a descrição do fato desonroso. Para haver processo, as ofensas precisam ser dirigidas a uma vítima determinada.
Injúria (Art.140) Qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. Em geral, o crime é representado pelo uso de palavras fortes, como “ladrão”, “idiota”, “corrupto” e expressões de baixo calão. O crime de injúria pode levar a uma pena ainda maior, se praticado com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.